Dominó Digital

História

Durante meu terceiro semestre do meu curso de Ciência da Computação, o professor passou como trabalho da matéria de Estrutura de Dados o desenvolvimento de um jogo de dominó. Um dos problemas que tínhamos que enfrentar ao apresentar o jogo de dominó em sala de aula era que o jogador sempre poderia ver as peças do seu adversário. Desenvolvido junto com meu irmão, o Dominó Digital é um jogo pensado para solucionar esse problema.

Desenvolvimento

Uma coisa nós dois tínhamos certeza: o jogo teria que ser multiplayer. Ao mesmo tempo que queria que ele solucionasse o problema em sala de aula, eu queria que fosse possível jogá-lo em qualquer dispositivo, sem ter que instalar nada. E justamente o que tem em quase todos os dispositivos que possuem conexão à internet? Exatamente, um navegador! Os navegadores estão extremamente difundidos nos mais diversos dispositivos, seja em computadores, celulares, TVs e até em carros! A parte gráfica e lógica do jogo foi a mesma utilizada no meu jogo de Batalha Naval.

A apresentação do jogo seria feita no laboratório de informática da faculdade, o local perfeito para o experimento. O esquema foi: o jogo estaria no computador ligado ao projetor e as pessoas jogariam exatamente de onde estavam, nos seus computadores. O tabuleiro seria exibido no projetor e a mão de cada jogador seria exibido no seu respectivo computador. E deu super certo!

Isso tudo somente foi possível pois o jogo inicia seu próprio servidor HTTP e os dispositivos se conectam a ele através do endereço IP da máquina. Assim, qualquer pessoa em qualquer dispositivo na mesma rede poderia jogar o nosso Dominó, seja no seu celular ou computador, e até mesmo sem acesso a internet!

Apresentação

Depois de apresentá-lo em sala de aula recebemos diversos elogios dos nossos orientadores e colegas de classe. Graças a eles, tivemos a oportunidade de apresentá-lo na amostra de projetos da nossa instituição de ensino, no Interculte e até no Gamepolitan! A Unijorge fez stands para alguns projetos dos alunos e o nosso Dominó Digital estava lá :D

Para apresentação nesses locais, montei uma rede Wi-Fi aberta para o jogo utilizando um roteador e as pessoas jogaram pelos seus celulares através do navegador. O jogo aceita de dois até quatro jogadores e tudo era atualizado em tempo real, desde o jogo na TV até as telas nos celulares.

O Jogo

Nesse vídeo demonstro a primeira versão do jogo, a apresentada em sala de aula. Nela o jogo estava bem básico e faltava algumas implementações. Depois fiz diversas melhorias, desde automatização no início de novas partidas, zoom automático, melhorias na jogabilidade, memes e muito mais.