Minha Comunidade

História

Durante meu quarto semestre do meu curso de Ciência da Computação, participei uma iniciação científica sob orientação do professor Márcio Soussa cujo escopo era o desenvolvimento de um jogo educativo para ajudar crianças e adolescentes a tomarem ações que auxiliem na preservação do meio ambiente e a lidar com situações de risco.

Para isso, tivemos o apoio da nossa instituição de ensino (Unijorge) e a Defesa Civil de Salvador (Codesal).

Desenvolvimento

Um dos desafios iniciais era moldar o jogo em si. Através de nossas experiências com jogos e através de pesquisas acadêmicas, decidimos o tipo de arte e os sub-gêneros do jogo que possivelmente iria atrair o nosso público-alvo, ao mesmo tempo que fosse possível da gente produzir. Foi consenso que o tipo de arte seria pixel art, tanto por se visualmente atrativa e também por ser simples e fácil de fazer. Na questão de desenvolvimento e programação, decidimos utilizar a engine Unity, pois eu já havia tido experiência com ela e por ela ser bastante intuitiva para ensinar ao restante da equipe.

Os próximos meses de reuniões foi para decidir os aspectos da jogabilidade, como seriam as fases e os aspectos de gamificação. Baseamos nossa ideia em cima da Cartilha do Tino, uma cartilha feita em outro projeto iniciação científica da Unijorge que visa auxiliar práticas de segurança e sustentabilidade.

Visual

Queríamos que os jogadores se sentissem representados e se identificassem no jogo, e assim moldamos todo o aspecto visual em cima disso. No cenário, criamos uma comunidade onde o jogador tem que cuidar dela, daí o nome "Minha Comunidade".

Como protagonistas do jogo, escolhemos utilizar o Tino da cartilha e criamos sua versão feminina, a Tina.

Apresentação

Depois de meses em desenvolvimento, apresentamos o jogo para a Codesal e todos elogiaram bastante o nosso projeto que superou as espectativas. Recentemente teve uma apresentação para o prefeito ACM Neto durante o comitê da Operação Chuva! Nosso próximo passo agora é a apresentação no Gamepolitan 2020!

Download

O jogo está disponível para download na Play Store.